Onde Ocorre
Sobreiro
Actualmente, a área global ocupada por montados de sobro é de aproximadamente 2.3 milhões de hectares, metade dos quais se localizam no oeste do Mediterrâneo. A sua distribuição é bastante fragmentada incluindo zonas no norte de África (em Marrocos, Argélia e Tunísia), sul de França, costa ocidental de Itália, algumas ilhas no Mediterrâneo (Córsega, Sardenha e Sicília), e o sudoeste da Península Ibérica (Portugal e Espanha).
Os sobreiros ocorrem em regiões com precipitação anual acima de aproximadamente 500 mm e com uma temperatura média anual entre os 15 ºC e os 19 ºC. Embora estejam bem adaptados ao clima quente com baixa pluviosidade e a solos pobres, são menos tolerantes à geada e seca que outros carvalhos, como a azinheira. Na Europa, as baixas temperaturas parecem definir a distribuição geográfica desta espécie, o que em parte pode também explicar porque é que a maioria dos montados de sobro se localiza abaixo dos 800 m de altitude.
Em Portugal, o sobreiro ocupa uma área de cerca de 737 000 ha dominando a paisagem em muitas regiões no sul do país (Ribatejo, Alentejo e Algarve). A sua distribuição actual é uma resposta não só às condições climáticas e de solo, mas também à acção humana que exerceu uma grande pressão sobre as florestas de carvalhos sobretudo no norte de Portugal. Esta espécie pode ocorrer em povoamentos puros, mas é também muito comum em povoamentos mistos com outras espécies de árvores comuns no Mediterrâneo como o pinheiro-manso (Pinus pinea), o pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e a azinheira.
Azinheira
É uma espécie nativa do Mediterrâneo onde ocupa actualmente cerca de 5 milhões de hectares. Ocorre de forma fragmentada no Norte do Mediterrâneo desde a Península Ibérica até ao Oeste da Turquia, incluindo as ilhas do Mediterrâneo; no Norte de África ocorre em Marrocos, Argélia e Tunísia. A azinheira ocorre em regiões com precipitação anual média entre os 300 mm e os 1500 mm e temperaturas médias entre -3ºC e 11ºC no Inverno e entre 14 e 28ºC no Verão.
Em Portugal, a azinheira ocupa cerca de 367 000 hectares e, apesar de ocorrer um pouco por todo o interior do país, é no Alentejo que se encontram as maiores áreas de montados de azinho. Pode ocorrer em povoamentos puros, mas é também comum em povoamentos mistos com outras espécies como o sobreiro.